segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

1. INTERRELAÇÃO

1. INTERRELAÇAO

POR Murillo Trevisan ( Rudah)
em breve entrevista com Roberto Crema sobre esse princípio

Num mundo cada vez mais multicultural como expandir nosso diálogo? Você muito provavelmente tem ou terá algum amigo que segue alguma cultura e tradição diferente da sua e que apesar de aspirar ter mais contato com ele, sente algumas barreiras de linguagem.

Nosso projeto busca contribuir com essa expansão exaltando princípios comuns à varias culturas e tradições e começamos pelo que consideramos o mais essencial deles: Interrelação.

A tese desse projeto é que esse princípio dá origem à uma série de expressões exaltadas nas principais tradições. Por exemplo, na síntese dos X mandamentos do catolicismo, um dos termo sínteses da mais completa tradição indiana do Vedanta, um dos oito símbolos do Budismo, um hino síntese de um mestre da Floresta Amazônica, uma saudação xamã, o anseio pela expansão das redes de comunicação, ação nas redes sociais e gestão de redes.

Quando eu tive esse insight a primeira vez lendo um poster numa padaria, fiquei extasiado e se você se inspirar com um milésimo das sensações que senti e poder expandir o diálogo com uma pessoas na sua vida por isso, já valeu meu tempo para escrever e o seu nessa leitura.


 INTERRELAÇÃO EM VÁRIAS TRADIÇÕES

NA SÍNTESE DOS MANDAMENTOS CRISTÃOS TEMOS AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS. QUAL PRINCÍPIO REGE ESSE MANDAMENTO? O QUE PODE TORNAR ALGO SUPERIOR A TODAS AS COISAS PARA SER AMADO SOBRE TODAS ELAS, SENÃO SUA PRESENÇA E INTERCONEXÃO ENTRE TUDO E TODOS?


NA MAIS ANTIGA DAS TRADIÇÕES, NA CULTURA DO VEDANTA ORIGINADA NO LOCAL ONDE HOJE É A ÍNDIA, ENCONTRAMOS A PALAVRA DHARMA. QUE SIGNIFICA AQUILO QUE A TUDO SUSTENTA. O QUE PODE A TUDO SUSTENTAR, SENÃO SUA PRESENÇA E INTERRELACIONANDO TUDO E TODOS? UMA FORMA MENOR MAIS AINDA GRANDE PARA OS HUMANOS ESTÁ NAS DUAS ESTROFES INICIAIS DO MANTRA QUE DA ORIGEM AS ESCRITURAS SAGRADAS DESSA TRADIÇÃO. OM BHUR BHURWA SWAHA. QUE SIGNIFICA QUE O MICRO E O MACRO COSMOS SEJAM INTERDEPENDENTES. PARA AJUDAR NESSA VISUALIZAÇÃO O MANTRA CONTINUA E EVOCA OS OS RAIOS DO ESPÍRITO DE TODOS OS SÓIS: SAVITRI. TAT SAVITUR VARENYAM. QUE UMA FAÍSCA DO SOL NOS LEMBRE DO SOL DE TODOS OS SÓIS EM ANALOGIA COM NOSSA PRÓPRIA CONSCIÊNCIA SUPREMA QUE A TUDO INTERRELACIONA E UNE TAMBÉM.


ASSIM PODEMOS SUGERIR QUE O PRINCÍPIO DA INTERRELAÇÃO, REGE A SÍNTESE DE DUAS GRANDES TRADIÇÕES. 

NO BUDISMO, APESAR DE NÃO SER CONSIDERADO UMA SÍNTESE, ESTÁ ENTRE OS OITO SÍMBOLOS MAIS IMPORTANTES: A INTERDEPENDÊNCIA. O QUE PODE GERAR A INTERDEPENDÊNCIA SENÃO O FATO DE ESTARMOS TODOS INTERRELACIONADOS? 

OS XAMÃS O PARECEM CHAMAR DE O GRANDE ESPÍRITO, SUGERINDO, COM O ARTIGO DEFINIDO "O" QUE NÃO EXISTE NINGUÉM GRANDE, SÓ ELE. O GRANDE E NÃO UM GRANDE. O QUE NOS LEVA A TRADUÇÃO DO MAIOR DOS ESPÍRITOS. OUTRA EXPRESSÃO DESSA TRADIÇÃO É : " POR TODAS AS RELAÇOES". O QUE SIGNIFICA FAZER ALGO POR TODAS AS RELAÇÕES SENÃO A CONSCIÊNCIA DE QUE ESTAMOS TODOS INTERRELACIONADOS? 

MESTRE IRINEU, BRASILEIRO QUE CANALIZOU UMA SÉRIE DE HINOS CRISTÃOS QUE DERAM ORIGEM A UMA DOUTRINA ESPIRITUAL NA FLORESTA AMAZÔNICA, EXALTA A IMPORTÂNCIA DESSE PRINCÍPIO NUMA DAS ESTROFES DE UM DE SEUS PRINCIPAIS HINOS QUE INSPIRA ESSE PRINCÍPIO PELA VISUALIZAÇÃO DOS RAIOS DO SOL, LUA E ESTRELAS.



SOL, LUA, ESTRELA
A TERRA, O VENTO E O MAR
É A LUZ DO FIRMAMENTO
É SÓ QUEM EU DEVO AMAR. 


VISUALIZAÇÃO QUE PARECE TRAZER  UMA AMPLITUDE DA ONIPRESENÇA. TRAZENDO MAIS FOCO AINDA PARA A IMPORTÂNCIA DESSE PRINCÍPIO, DANDO-O UM SENSO DE EXCLUSIVIDADE. OU SEJA SÓ, SOMENTE, NADA MAIS. SE AMARMOS SÓ ESSE PERMEADOR, NATURALMENTE TUDO QUE É NELE ESTAREMOS AMANDO.

SSE AMARMOS QUALQUER OUTRA COISA ESQUECENDO QUE ESTAMOS AMANDO ESSE GRANDE PERMEADOR, ESTAREMOS AMANDO INFRINGIR SUA LEI E NÃO ESCAPAREMOS DO SOFRIMENTO DE SUA MANIFESTAÇÃO CONSTANTE.


PRINCÍPIO É AQUILO QUE VEM PRIMEIRO. CAUSA PRIMÁRIA DE TODAS AS OUTRAS PROPOSIÇÕES. ASSIM CONSAGRAMOS INTERRELAÇÃO COMO CAUSA DE VÁRIOS FUNDAMENTOS DAS PRINCIPAIS TRADIÇÕES. AFINAL INTERRELAÇÃO É O GERA A INTERDENPENDÊNCIA, A SUSTENTAÇÃO, A ONIPRESENÇA, ONIPOTENCIA E ONISCIÊNCIA. O QUE MUDA É APENAS A GRADUAÇÃO DO OLHAR SOBRE ESSE PRINCÍPIO, QUE EM SÍNTESE, PODE GERAR NO SER HUMANO, O SENTIMENTO DO AMOR, A RELIGIÃO DAS RELIGIÕES.

EXPRESSÕES VISUAIS 


CONSIDERANDO NOSSA TESE DE CONSAGRAR A PALAVRA INTERRELAÇÃO COMO PRINCÍPIO REGENTE, COMO PODEMOS MELHOR VISUALIZAR ESSA ONIPRESENÇA QUE PERMEIA TUDO E A TODOS ? 


UMA SÉRIE DE RELIGIÕES, ARTISTAS, CIENTISTAS E ANÔNIMOS TENTAM EXPRESSAR ESSE PRINCÍPIO ATRAVÉS DE UM SÍNTESE VISUAL ONDE O DESAFIO É MATERIALIZAR O INFINITO E A SUA ABUNDÂNCIA. O HINO DO MESTRE IRINEU ACIMA UTILIZA A INTERRELAÇÃO DO SOL, DA LUA E E DAS ESTRELAS.

OS BUDISTAS O EXPRESSARAM COMO UMA ESPÉCIE DE NÓ INFINITO. O EIXO DA TERRA ATRAVÉS DE UMA CRUZ QUE LIGA O NORTE E O SUL E O LESTE AO OESTE É UMA DAS ORIGENS ASSOCIADAS AO SÍMBOLO CRISTÃO DO CRUZEIRO E TAMBÉM TRAZ ESSA INTERLIGAÇÃO. OS CIENTISTAS DA ADMINISTRAÇÃO E PSICÓLOGOS USAM MANDALAS.

A TECNOLOGIA E METODOLOGIA DE REDE, TAMBÉM PARECEM SER INSPIRADAS PARA MATERIALIZAR ESSA INTERRELAÇÃO.

NA PRÁTICA LEIS E PRINCÍPIOS DE GESTÃO TENTAM SUSTENTAR ESSE PRINCÍPIO. 

COMO INTERNALIZAR ESSE PRINCÍPIO

É ATRAVÉS DOS SENTIDOS, DO CENTRO ENERGÉTICO DO CORAÇÃO E/OU DO INTERMÉDIO DE PESSOAS CONECTADAS COM ESSE PRINCÍPIO, QUE TAMBÉM NOS CONECTAMOS COM ELE.


ALGUMAS TRADIÇÕES SUGEREM O CONTEMPLAR DOS RAIOS DO SOL ... 

EU PESSOALMENTE JÁ MEDITEI COM CALMA NA CONSCIENCIA DE QUE ELE ESTÁ EM CADA INSPIRAÇÃO E PERFUME, EM CADA RAIO DE LUZ QUE PENETRA DELICADAMENTE NA NOSSA RETINA, NO SABOR DA SALIVA E EM CADA ALIMENTO, NO QUE TOCA SUTIL NOS POROS E ARREPIA OS PELOS DA PELE, NOS SONS DA NATUREZA E NO SILENCIO EM QUE OS OUVIDOS SÓ CAPTAM VIBRAÇÕES E ISSO ME AJUDOU EM UMA EXPERIÊNCIA DE RECONEXÃO.

SE É POSSÍVEL CONSIDERAR QUE EXISTE ALGO QUE PERMEIA TUDO E TODOS E QUE É ALTAMENTE EXALTADO PELA PRINCIPAIS TRADIÇÕES, PRECISAMOS EXERCITAR ESSA CONSCIÊNCIA QUANDO NÃO PODEMOS SENTÍ-LA NATURALMENTE.

DO CONTRÁRIO SE AMARMOS QUALQUER COISA SOBRE ESSE PERMEADOR, ESTAREMOS INFRINGINDO UMA LEI QUE NOS TORNARÁ EXPOSTOS A SUA FORÇA NATURAL DE SER QUEM É E NOS PUNIRÁ NATURALMENTE POR  NÃO ACEITÁ-LO.

QUE ESSA ONIPRESENÇA LEMBRE SEMPRE A SOBERBA INDIVIDUAL DE SUA ONISCIENCIA, A PREPOTÊNCIA DE SUA ONIPOTENCIA.

QUE POSSAMOS SEMPRE PEDIR A REVELAÇÃO ABENÇOADA DESSA CONSCIÊNCIA QUE PARECE SINTETIZAR TODOS OS MANDAMENTOS DE TODAS AS TRADIÇÕES.


A PRÁTICA DO SILÊNCIO É UMA DAS FORMAS DE EXPANDIR A SENSORIALIDADE CRIARNDO UM CAMPO DE VAZIO E SILÊNCIO DE TOTAL RECEPTIVIDADE À ENERGIA QUE A TODOS INTERRELACIONA. VAZIO QUE O MANTRA OM INSPIRA.

ESTAR COM O PRINCÍPIO DA INTERRELAÇÃO É ESTAR COM DEUS. O PRINCÍPIO DE ESPELHAMENTO DO MACRO NO MICRO INDICA QUE ASSIM COMO UMA CRUZ NO FIRMAMENTO DA TERRA, EXISTE UM EIXO ENERGÉTICO VERTICAL DENTRO DE TODOS NÓS QUE É POR ONDE NOS CONECTAMOS COM ESSE PRINCÍPIO. 

EM VÁRIOS MOMENTOS DE MEDITAÇÃO JÁ PERCEBI ESSE CENTRO, VIBRA NA VERTICAL E PERCEBI A IMPORTÂNCIA DE CULTIVÁ-LO EM PRIMEIRO LUGAR.

SE NÃO CULTIVARMOS ESSA CONEXÃO PODEMOS NOS SEPARAR E ESQUECER DELA E O CAMINHO DE VOLTA SE COMPLICAR. 

REVERÊNCIA AO MAIS ESSENCIAL DOS PRINCÍPIOS, O DA INTERRELAÇÃO E A TODAS AS LEIS E PROPOSIÇÕES QUE DELE VEM.

Em breve vamos compartilhar uma entrevista sobre esse princípio com o psicólogo e reitor da universidade internacional da paz ( UNIPAZ) Roberto Crema, autor do Prefácio do Essenciais. Aguardem!

O TRACK 3 DO CD, "É só quem eu devo amar", é ofertado para esse princípio. Em primeiro lugar, interrelação, dharma.



Encomende um CD com a gente, usufrua de 24 tracks com 48 participantes musicais mais 
um Livreto interativo de 88  páginas com 9 artistas visuais e participe da viabilização desse projeto. Veja as DEMO´s, vídeo e os mais de 50 depoimentos de quem já adquiriu em nosso blog.

Entregamos em casa em até 5 dias úteis: emiessencial@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário